segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Rebaixar o teto traz leveza a decoração

Para criar projetos de interiores que ofereçam conforto, funcionalidade e beleza é preciso investir em soluções que aliem estética e praticidade. Para os tetos, uma das alternativas mais indicadas por profissionais do design de interiores é o rebaixamento com gesso. A proposta é versátil e cai bem em vários tipos de projetos. “O rebaixamento pode ser especificado tanto para projetos comerciais quanto corporativos, já que suas funções vão além da estética”, explica a designer de interiores Fabiana Visacro. 
De acordo com a profissional, uma das principais atribuições que o gesso agrega é a capacidade de criar uma iluminação mais sofisticada. “O gesso é um grande aliado para se desenvolver um bom projeto luminotécnico. Sem ele é praticamente impossível criar a iluminação mais adequada para cada ambiente”, analisa Fabiana.

Além disso, o gesso é um elemento que permite camuflar no ambiente toda a infra-estrutura do espaço. “Entre o forro e a cobertura podem estar as tubulações elétricas, hidráulicas (no caso de áreas molhadas no pavimento superior), cabos de automação, áudio, vídeo, caixas de som ambientes, câmeras de monitoramento e até projetores de imagem, no caso de uso do telão”, enumera o arquiteto Luís Fábio Rezende.  Versátil, o gesso também pode ser um recurso para dividir dois ou mais ambientes.
O mesmo recurso também pode ser empregado em espaços comerciais. “Às vezes, temos ambientes integrados que precisam estar setorizados para não criar a ideia de desorganização. Ao invés de criar obstáculos no ângulo de visão e tornar o espaço compacto, uma alternativa é delimitar os espaços com detalhe de gesso e iluminação”, sugere Fabiana.
O recurso não é aconselhado apenas para ambientes onde o pé-direito é muito baixo. “Minha média é 2,60 m, com essa altura ou mais é possível usar o recurso sem medo”, aconselha Fabiana. Luís Fábio acrescenta: “verifique se haverá lustre ou outros objetos fixados no forro, para que ele seja reforçado. Uma boa ideia é sempre optar pelo forro estruturado, que é mais resistente e garante um alinhamento perfeito”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário