sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Ergonomia Parte 1- Ergonomia para Cozinhas

Vou começar uma serie de posts sobre Ergonomia para a decoração de interiores. Nesse primeiro eu escolhi falar sobre Cozinhas, já que é um dos primeiros ambientes que a gente pensa quando vai construir ou reformar. Mas você sabe o que é ergonomia?

O que é ergonomia?
De acordo com Wikipédiaé a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. 
De um modo geral, é a ciência que estuda a relação entre o homem e os objetos. 

Circulação
Para que a cozinha tenha as circulações adequadas para a realização de um bom trabalho, seguem algumas medidas que podem ser utilizadas como padrão:
    
Passagem mínima para uma pessoa:
60 cm
Passagem mínima para duas pessoas:
120 cm
Distância mínima para uma pessoa agachar:
76 cm

No caso de cozinhas com ilhas e/ou possuem armários dos dois lados, o ideal seria espaço de no minimo 120 cm.
Armários


Altura do tampo: 85 a 93 cm em média e a altura da bancada de lanches entre 1,05 e 1,10m.

Módulos superiores: Entre o fogão e a base dos armários, deve existir uma altura entre 45 a 70 centímetros para trabalhar com conforto. Por essa razão, os armários superiores devem estar a profundidade nunca inferior entre 20 a 40 centímetros para evitar que as pessoas batam com a cabeça.

Colunas do forno Uma excelente opção é a utilização de uma coluna onde é possível colocar o forno e micro-ondas que devem estar colocados ao nível dos olhos. O micro-ondas deve ficar a uma altura de 130 a 145 cm e o forno convencional um pouco abaixo a uma altura de 90 e 97 cm. Lembre-se que a frente do forno deve estar desobstruída deixando uma distância mínima de 90 centímetros, de modo a abrir a porta do forno com comodidade.


Mas essas medidas podem variar de acordo com a altura dos moradores. Essa tabela é um exemplo de variação para altura das bancadas.

   Altura da Pessoa (cm)
Altura do Móvel
150 – 160
70 – 85
160 – 170
85 – 95
170 – 180
90 – 105
180 - 190
95 - 110


Altura do Exaustor
A altura que vais entre o fogão e o exaustor, nunca poderá ser inferior a 50 cm, mas devido a necessidade decorativas, essa altura nunca poderá exceder os 70 cm.

Algumas outras considerações importantes sobre a disposição das coisas:
  •          O ideal é que a geladeira seja acessada sem precisar passar pelo fogão, especialmente em casas com crianças.
  • ·         A área entre a cuba e o fogão é a mais utilizada para preparo de alimentos. O espaço ideal é entre 0,90m e 1,20m. 
  • ·         A geladeira deve ficar próximo, mas não ao lado do fogão, já que o calor do fogão dificulta o bom funcionamento da geladeira .
  • ·         Uma bancada ou mesa próximo à geladeira facilita o manuseio dos itens retirados e guardados. Lembrem-se de conferir se a geladeira abre para o lado da bancada ou se tem porta reversível.
  • ·         Sempre que possível, opte por dispôr a pia próximo à janela, para aproveitar a luminosidade (e a vista, quem sabe ;)
  • ·         Equipamentos como o forno de microondas e outros acessórios delicados não devem ficar ao lado do fogão, porque acabam ficando cheios de gordura.
  • ·         Para facilitar a dinâmica durante o preparo de alimentos, as gavetas com talheres e utensílios e o porta temperos devem ficar próximo do fogão.
  • ·         Porta pano de pratos e lixeira devem ficar próximo da pia.
  • ·         Geladeiras e alguns eletrodomésticos de embutir precisam de espaço para ventilação. Não se esqueça de consultar o manual desses equipamentos antes de planejar milimetricamente os armários. (Por isso é importante já ter definido os modelos antes de fechar o projeto com um marceneiro ou uma loja de planejados.)



Um comentário: